quarta-feira, 28 de abril de 2010

Secretaria da Cultura comemora o Dia Mundial da Dança

A Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude de Acopiara, está realizando durante essa semana as comemorações do Dia Mundial da Dança com apresentações de grupos de dança locais nos bairros Aroeira, Moreira e Centro.

No dia 26, a apresentação dos grupos aconteceu às 19 horas na Praça de Vila Aroeira, no dia 27, as comemorações chegaram até a praça de Vila Moreiras de Cima e nesta quarta, 28, as apresentações acontecem no Pólo de Lázer também às 19 horas.

Toda a juventude é convidada a prestigiar

DEMUTRAN de Acopiara parte 2

Ao assistir uma pequena reunião onde o diretor da empresa que vai implantar o projeto de sinalização e transito em Acopiara fiquei maravilhado com o mesmo, pela a importância e a imponência. Este projeto vai marcar época na cidade, pois é uma verdadeira roupagem nova que acopiara vai vestir. Pouquissima gente tomou conhecimento desse projeto, que sem duvida será um marco na administração ‘União, o caminho para o desenvolvimento’. Precisa-se torná-lo mais conhecido, ser mais divulgado principalmente pelo público alvo do projeto, pelos benefícios oriundos do mesmo e por sua magnitude. Já pensou Acopiara com semáforo, rotatória nas ruas centrais, sistema de sinalização horizontal e vertical, locais para estacionamento.
Tudo isto terá Acopiara após a implantação deste grandioso projeto. Por seus benefícios sugerimos ao prefeito Dr. Antonio Almeida uma nova reunião com a empresa e que se convide o principal publico alvo do projeto que sem sombra de dúvidas, os motoristas do transporte escolar, motoristas que trazem e levam o povo dos distritos para compras na sede, a frota de motoqueiros do município que em parte são principais vitimas de acidente no transito de Acopiara, como também não deixar de convidar os comerciantes da sede e enfim o povo em geral que são os mais beneficiados com o projeto.
Mostrar ao povo, dar conhecimento, dar publicidade e divulgar o que faz a administração são de importância fundamental. O contrario compromete a sobrevivência do grupo político. Hoje Acopiara desponta como uma cidade que cresce na região, índice de construção civil é o maior do centro-sul. Isto acontece principalmente porque o povo acredita e confia na administração Antonio Almeida, por todo trabalho e benefícios que consegue trazer e executar em todo o município.
Robson Diniz

II TORNEIO DA INTEGRAÇÃO DE FUTSAL ENTRE BAIRROS TERMINA NESTA QUINTA-FEIRA

Termina na próxima quinta- feira, o II Torneio de Futsal entre Bairros iniciada em 26 de março e que teve a participação de 12 equipes .

O torneio foi disputado todas as quintas e sextas-feiras, na Quadra do Liceu a partir das 19 horas. Depois das disputas da 1ª e 2ª fase, as equipes passaram a se enfrentar na fase final. As torcidas foram mobilizadas e fizeram do momento uma grande festa.

O torneio iniciado ano passado, na sua 2ª edição envolveu a juventude acopiarense e tornou as disputas esportivas um momento de lazer bastante saudável com vários atletas se destacando na competição.

Nesta quinta, 29 de abril, acontece a partida final entre as equipes de Santa Isabel e Vila Moreira 1, também a partir das 19 horas no Liceu, em seguida será realizada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude em nome do secretário Robson Almeida Diniz, responsável pela promoção do torneio, a entrega da premiação às equipes campeãs desta competição.

Todos são convidados a participar.

Semana Monteiro Lobato é realizada em Acopiara

A Biblioteca Municipal Henrique Gurgel Valente – de Acopiara, realizou a SEMANA MONTEIRO LOBATO, (19 a 23 de abril) onde alunos das escolas da rede municipal e particular de ensino visitaram o espaço da biblioteca para a apreciação de histórias, vídeos e atividades relacionadas ao autor. Na oportunidade, os visitantes tiveram acesso ao acervo de Monteiro Lobato, painéis e a ILHA DIGITAL com acesso a internet para pesquisas e atividades.
A biblioteca HENRIQUE GURGEL VALENTE dispõe de acervo de 7.000 títulos, espaço e atendimento exclusivo para professores e universitários, acervo multimídia, assinatura de jornal diário e revista semanal, cantinho de leitura para crianças, com títulos infantis, juvenis e infanto-juvenis, além de acesso gratuito a internet para seus leitores e visitantes.
Para cadastro no Banco de Leitores da Biblioteca Pública de Acopiara são necessários os seguintes documentos:
1. Registro Geral - Identidade
2. Cadastro de Pessoa Física - CPF
3. Comprovante de Residência - Conta de água, luz, telefone...
OBS: O comprovante deve ser recente e em nome do cadastrado, conjugue ou pais, em caso de menores.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: de 08 às 20h – de segunda a sexta.
MAIORES INFORMAÇÕES: bibliotecaacopiara@hotmail.com

Sociedade brasileira já está preparada para ter uma mulher como presidente


A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, disse na quinta-feira que as mulheres ainda não têm um espaço na política e na sociedade equivalente à presença delas na sociedade.


Ela participou da abertura do Seminário Internacional Mulher e Participação Política na América Latina, promovido pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT, que reuniu representantes de 11 países no noite de quinta-feira na sede nacional do partido, em Brasília.

"Ainda temos uma participação política que não coaduna com nosso peso na sociedade, somos 52% de brasileiras. Temos participação forte no ensino superior e, segundo o Sebrae, 53% das pequenas empresas são comandadas por mulheres", comentou Dilma.

A sociedade brasileira, segundo Dilma, já está preparada para ter uma mulher como presidente, assim como já ocorreu no Chile e na Argentina.

"Sempre respondo assim: ninguém pode negar que as mulheres são sensíveis, somos sensíveis e isso é uma qualidade", afirmou. "A mulher, para sobreviver a vida privada, tem de ser sensata e pragmática, caso contrário não consegue vencer as dificuldades do dia-a-dia. A mulher é corajosa e resiste à dor."

Ela listou ainda as decisões do governo Lula que privilegiaram as questões de gênero e a importância da criação de uma pasta para tratar especificamente disso. "O governo Lula criou a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres nos primeiros dias de governo. Isso significou colocar a questão de gênero dentro do governo. Nós achamos que as mulheres têm que ser protagonistas e fizemos uma política afirmativa."

Dilma lembrou que, no Bolsa Família, por exemplo, são as mulheres que recebem os recursos "pela convicção que temos que elas vão privilegiar a alimentação de seus filhos".

A senadora uruguaia Constanza Moreira, que representou a senadora Lúcia Topolansky, presidente do Senado do Uruguai, ressaltou a necessidade de dar continuidade à gestão de Lula para garantir os avanços do Mercosul. Para ela, os avanços do bloco comercial são fundamentais para o desenvolvimento do Uruguai. Ela teme que uma troca de comando no Brasil coloque o Mercosul em risco.

"Não imagino como será o Mercosul se houver mudança de rumo no Brasil. Não consigo imaginar a continuidade do Mercosul sem a continuação da gestão do Lula", comentou Constanza. "É muito importante que uma mulher venha a desempenhar o papel de governo num país que está sendo chamado para a liderança."

sábado, 24 de abril de 2010

ACOPIARA SE PREPARA PARA LANÇAMENTO DA CAMPANHA PRÓ-SELO UNICEF EDIÇÃO 2009-2012

O Município de Acopiara, lançará oficialmente na próxima sexta-feira, 30 de abril, sua campanha para a conquista do Selo Unicef Edição 2009-2012, onde na ocasião também será inaugurado o Espaço Pró-Selo no município, que já está montado em sala situada na sede da Prefeitura Municipal.

A partir das 18 horas, na Praça do Banco do Brasil, próxima à Prefeitura, uma vasta programação será realizada para marcar a data. O evento está sendo preparado pela primeira-dama e articuladora municipal, Dra Rosa Almeida junto com a Comissão Pró-Selo, para crianças de todas as idades e seus familiares.

Teatro de Fantoches, Espaço para Pintura Facial, Cantinho da Beleza, Cantinho da Saúde, Espaço da Leitura, entre outros, fazem parte da programação a ser desenvolvida durante o lançamento do Selo Unicef.

Também durante a festividade haverá apresentações culturais como Capoeira, Dança de Rua, Coral Infantil, Palhaços Perna de Pau e distribuição de picolés, pipocas e algodão doce.

Participarão do evento o prefeito Antônio Almeida Neto, o Vice-Prefeito Tião Mandu, e ainda o prefeito-mirim Renato Silva Santos e o vice-prefeito-mirim, John Herbert. O Lançamento também terá a participação de secretários municipais e outras autoridades locais.

O Selo é um reconhecimento dado aos municípios pela melhoria da qualidade de vida da Criança e do Adolescente e em Acopiara todas as Secretarias irão trabalhar de forma integrada para o crescimento do município e para que as crianças e adolescentes possam ter todas as condições necessárias para viver bem.

I SEMINÁRIO REGIONAL DOS CONSELHEIROS TUTELARES SERÁ REALIZADO EM ACOPIARA

Na próxima sexta, 30 de abril, Acopiara receberá representantes de Conselhos Tutelares das regiões 14,15 e 16 no I Seminário Regional dos Conselheiros Tutelares destas regiões.

A sede no evento será o auditório do Cetec com abertura prevista para às 7 da manhã.

Além de representantes destas regiões, o evento terá a participação da Primeira-Dama, Rosa Almeida, do Presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do Ceará- ACONTECE, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Município, Aldanila Holanda Oliveira e ainda dos Presidentes Municipais do Conselho da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar.

Dentro da Programação, consta palestras e debates sobre a atuação dos conselhos nos municípios participantes e ainda sobre o Artigo 136 da Constituição Federal que versa sobre os maus tratos praticados contra crianças e adolescentes.

O seminário está previsto para terminar às 13 horas com a entrega dos Certificados aos participantes.

Para maiores informações, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social ou à sede do Conselho Tutelar do Município.

INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DO CONSELHO TUTELAR

Também na sexta, 30, será inaugurada a nova sede do Conselho Tutelar de Acopiara, construído recentemente com recursos da Prefeitura de Acopiara.

A solenidade de inauguração está marcada às 16 horas, em frente à sede do Conselho Tutelar , que fica situada na Rua José Paulinho, vizinho ao Sindicato dos Servidores Municipais.

Além da presença das autoridades locais, a Solenidade terá a presença da família Naspollini, já que a nova sede homenageia Stella Naspolinni, idealizadora do Selo Unicef-município Aprovado .

Stella Naspolini também representou o UNICEF/BRASIL em seminários sobre Desenvolvimento Infantil em Lima, no Equador e em Cartagena, na Colômbia.

No Estado do Ceará coordenou o Projeto de Capacitação de Educadores Infantis, executado pelo UNICEF e pela Secretaria de Ação Social do Estado, abrangendo 122 Municípios, no período de 1988 a 1994. Na Prefeitura Municipal de Fortaleza, foi responsável pelo Curso de Educação Infantil, de 1991 a 1992, organizando o livro Recursos Educativos com as professoras da rede municipal, bem como assessorou a Secretaria de Educação, a Secretaria de Ação Social e a OPEFOR para creches, pré-escolas e brinquedotecas, de 1990 a 1992. Foi consultora do UNICEF para os temas ligados à criança de 0 a 6 anos, de 1992 a 1998. Foi Secretária de Educação do Município de Acaraú, em 1988. Foi ainda Oficial de Projetos do UNICEF/CE, de 1999 a 2003, destacando neste período: Selo UNICEF - Município Aprovado - 1ª Edição, com participação de 172 municípios, incluindo Fortaleza; Selo UNICEF - Município Aprovado - 2ª Edição, com participação de 180 municípios, incluindo Fortaleza; Selo UNICEF - Município Aprovado - 3ª Edição, com participação de 161 municípios, incluindo Fortaleza; Agenda de 0 a 5 - Um Compromisso com a Criança Cearense, com participação de 180 municípios.

A nova sede do Conselho foi construída para oferecer melhores condições de trabalho aos conselheiros do município, contando com salas mais amplas e arejadas que possibilitam mais conforto ao público que procura atendimento no local. Isso demonstra o comprometimento da Prefeitura com a população de Acopiara.

Todos são convidados a participar desta solenidade.

PREFEITURA, SEBRAE E BANCO DO BRASIL PRESTAM INFORMAÇÕES AO MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS

A Prefeitura de Acopiara em parceria com o SEBRAE e o Banco do Brasil, de 26 a 30 de abril, estará prestando esclarecimentos a todos os vendedores, artesãos, sacoleiras, representantes comerciais e todos os demais microempreendedores acopiarenses sobre os benefícios da formalização.

Das 9 da manhã às 14 horas às na Secretaria da Agricultura de Acopiara, estará uma equipe para receber todos os microempreendedores tirando dúvidas e mostrando todas as vantagens de ser um trabalhador formalizado.

Para maiores informações os interessados devem a Secretaria da Agricultura de Acopiara ou telefonar para o 3565 1808.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Reunião do Conselho Político

A ultima reunião do Conselho Político Francisco Alves Sobrinho inaugura uma nova modalidade de reunião. Convidar lideranças para participar foi a maneira mais prática de tornar concorrida e mais participativa as nossas reuniões. Nesta ultima, convidamos oito personalidades entre os quais o vereador Cícero Ramos, como também o secretário de Meio Ambiente Luis Gomes Lucas. O vereador Elias Mandú fez uma explanação bem transparente do quadro político, de sua atuação na Câmara Municipal e ainda destacou o trabalho do Conselho Político na consolidação do nosso grupo, como também, segundo Elias Mandú fortalecimento do mesmo ensejando a eleição Antonio Almeida/Tião.

O vereador Cícero Ramos e o secretário Luis Gomes Lucas elogiaram e destacaram a atuação do Conselho Político nestes últimos anos. O Sr. Luis Gomes Lucas fez um relato das atividades de sua secretaria, que muito sensibilizou os presentes pela importância dos projetos desenvolvidos no âmbito de sua secretaria relacionados com o meio ambiente, bioma, ecossistema e preservação da fauna e flora.

A reunião superou as espectativas e confirmou a idéia de torná-las mais participativas com a presença de lideranças comunitárias, formadores de opinião, aonde o Conselho entra como ouvinte e receptáculo das verdadeiras aspirações do povo acopiarense, para em momento oportuno fazermos chegar às lideranças maiores do grupo político para soluções cabíveis.
A próxima reunião já está marcada para o hoje dia 22 de abril, os convites já foram entregues por oportunidade e esperamos dobrar o numero de presentes.
Por ROBSON DINIZ

Prefeito e vice prefeito mirim são empossados em sessão solene


O Prefeito e o Vice-prefeito mirim de Acopiara eleitos no final de março por membros da Comissão Pró-Selo Unicef, foram empossados oficialmente nesta segunda-feira, 19 de abril, em Sessão Solene realizada na Câmara Municipal, a partir das 18 horas.

Renato Silva Santos, estudante da Escola São Sebastião, de Vila Caixa e John Herbert, aluno da Escola José Adonias, sede, foram eleitos prefeito e vice-prefeito mirim, respectivamente, no final de março, quando realizada análise de propostas administrativas enviadas pelos candidatos, seguida de entrevista realizada por membros do governo e entidades civis que compõem a Comissão Pró-Selo no município.

Concorreram estudantes de escolas da sede e dos distritos entre 10 e 15 anos.

A Sessão foi aberta pelo presidente da Casa Legislativa, Emídio Almeida e o Vice-prefeito de Acopiara, Tião Mandu representou o prefeito Antônio Almeida, e em seu discurso citou a luta pela construção da democracia desde a Grécia Antiga até os dias atuais.

“Na Grécia Antiga, crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos se tornavam guerreiros, hoje as crianças e adolescentes também iniciam cada vez mais cedo uma nova luta, que é a luta por seus direitos e por uma verdadeira cidadania”.

ENTREGA DE DIPLOMAS

O prefeito mirim em exercício, Franciscarlos Silva, entregou o diploma ao novo prefeito Renato Silva, e falou da importância do protagonismo juvenil para a formação de novos líderes e agradeceu a todos que depositaram confiança no seu trabalho e finalizou dizendo: “Tudo que hoje sou, tudo que aprendi, devo em parte a oportunidade de ser o prefeito-mirim deste município, podendo contribuir para assegurar os direitos das crianças e adolescentes de Acopiara, por isso acredito que toda conquista nos torna seres melhores e mais sábios. E esta sabedoria deve ser usada sempre para o nosso bem e para melhorar o mundo em que vivemos.”

A primeira-dama e mediadora pró-selo Unicef do município, Dra Rosa Almeida, entregou o diploma a vice-prefeito mirim, John Herbert e falou do trabalho realizado pelo município em prol da conquista do Selo Unicef.

“O nosso principal objetivo é unir sociedade e governo municipal para produzir resultados concretos que garantam as nossas crianças e adolescentes uma vida melhor”, enfatizou a Dra. Rosa

DISCURSO DOS EMPOSSADOS

O prefeito mirim empossado, Renato Silva Santos, disse estar consciente do seu dever e de sua responsabilidade em contribuir com a história política da “Terra do Lavrador”, e quem sabe do “Ceará e do Brasil”.

Renato ainda enfatizou que as propostas que ele e o companheiro John, apresentaram para trabalhar de 2010 a 2012, foram aprovadas com unanimidade pela comissão Pró-Selo. “Acredito que isso ocorreu porque todas as propostas vem de encontro ao propósito da Administração “União, o Caminho para o desenvolvimento” caminhando para um mesmo eixo central: O desenvolvimento de Acopiara de forma sustentável, com a redução das desigualdades sociais e a promoção da dignidade dos acopiarenses, especialmente as crianças e adolescentes para serem verdadeiros cidadãos construtores de uma nova sociedade”, lembrou o prefeito mirim, Renato Santos.

O vice-prefeito mirim, John Herbert, também discursou e também afirmou estar ciente da responsabilidade que assumia naquele momento impar da história política da terra do lavrador, e prometeu trabalhar junto com o Prefeito Mirim, Renato, para colocar em prática seus Projetos de Trabalho em conjunto com os Projetos desenvolvidos pelo Prefeito Antônio Almeida e sua equipe.

“Esperamos o apoio de todos e desde já agradecemos a Deus por esta oportunidade, aos meus pais e professores que me educam para ser um verdadeiro cidadão e a Administração “União, o caminho para o desenvolvimento” que realiza bons projetos voltados para a criança e o adolescente para que tenhamos um futuro melhor”, acrescentou John Herbert.

A Sessão Solene da Câmara foi encerrada com pronunciamentos dos vereadores e assinatura da ata de posse.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTRA A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE-PETECA É CRIADO NO MUNICÍPIO

No último mês de março, um projeto inovador foi implantado pela Secretaria da Educação do município com o intuito de usar o ensino como ferramenta para o combate ao Trabalho de Crianças e Adolescentes do município.

O Peteca objetiva sensibilizar a comunidade escolar (pais de alunos, estudantes e educadores) para que ela, conhecendo a legislação brasileira e os prejuízos causados pela exploração do trabalho de crianças e adolescentes, venha a somar forças com as diversas entidades governamentais e não governamentais na prevenção e combate ao trabalho infantil.

Em Acopiara, o projeto terá parcerias também de órgãos como o Conselho Tutelar, CAPS, Procuradoria Geral do Município, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social entre outros setores.

A Coordenação no município ficou a cargo da Técnica da Secretaria da Educação, Milda Noronha

COMISSÃO DO PETI É EMPOSSADA

Através de Portaria 34/10 de 24 de fevereiro de 2010, foi criado no município de Acopiara, a Comissão de Acompanhamento ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil- PETI, a COMPETI do município.

O trabalho infantil no município desperta a preocupação da Prefeitura Municipal de Acopiara, que através dos programas de atendimento à família e a crianças e adolescentes, contribui de forma substancial ao conjunto de ações que o município vem implantando para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

A COMPETI é responsável pela elaboração do Plano Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, acompanhamento do monitoramento e ações integradas para a coordenação, execução e articulação intersetorial, e é composta por representantes das Secretarias Municipais e Grupos da Sociedade Civil, como Pastoral da Criança, FAMA, COMDICA, Conselho Tutelar e Conselho da Assistência, entre outros setores.

A posse dos conselheiros do COMPETI, aconteceu em evento realizado no auditório do Pólo de Atendimento, no dia 29 de março com presença da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Aldanila Holanda Oliveira, da primeira-dama e mediadora do Pró-Selo Unicef, Dra Rosa Almeida, de representantes dos Conselhos Tutelar e da Criança e do Adolescente e ainda da Coordenadora do PETI no município, Irinete Barros – Netinha.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Jovens são assistidos por projeto Juventude Cidadã

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Acopiara iniciou na segunda, 12 de abril, o Projeto Juventude Cidadã que está promovendo curso de formação profissional a 50 jovens acopiarenses, junto com o Ministério do Trabalho e Emprego.

Inicialmente, foram pré-inscritos 100 jovens, onde em seguida foram selecionados os 50 participantes por uma comissão formada por profissionais do CRAS, da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, Conselho Tutelar, Conselho da Assistência, entre outras entidades, tudo de acordo com os critérios do Governo Federal.

Os jovens além de receberem capacitação profissional de 06 meses, também receberão uma bolsa de R$ 100,00 mensais.

As turmas do projeto estão em funcionamento no CETEC, nos períodos manhã e tarde.

Arte na Comunidade chega a Vila Moreiras

Nesta quinta-feira, dia 15 de abril a partir das 19h haverá apresentação do Projeto Circuito Cultural, numa realização da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude.

O Arte na Comunidade, acontecerá na Praça dos Moreiras de Baixo com apresentações de Dança e Teatro.

Todos são convidados a participar e prestigiar a cultura acopiarense.

O Circuito Cultural também será levado durante todo mês de abril a outras diversas comunidades de Acopiara.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Campanha sobre os prejuízos do uso abusivo de álcool e drogas na família é realizada pelo CRAS de Vila Esperança


O Centro de Referência da Assistência Social- CRAS de Vila Esperança, preocupado com a realidade de algumas famílias que são referenciadas na entidade, iniciou atividades voltadas para o combate ao uso abusivo de álcool e drogas na família, e realizou no mês de março diversas palestras sobre o tema, que tiveram como público alvo, famílias referenciadas no CRAS, alunos da Escola Francisco Uchôa, adolescentes do Projovem e famílias do Projeto Estação Família.

As palestras foram ministradas pelo psiquiatra do Centro de Assistência Psicossocial de Acopiara- CAPS, Dr. Carlos Magno, também pela psicóloga do CAPS, Dra. Socorro Nóbrega e pela psicóloga membro de diversos conselhos do município, Dra. Fabíola Rufino.

Secretaria da Saúde realiza Dia D de combate a Influenza H1N1

Nesta quinta-feira, 15 de Abril de 2010, a Prefeitura de Acopiara estará realizando o “DIA D” de Combate a Influenza H1N1 (GRIPE A).

Todos os PSF’s da sede estarão funcionando de 8h às 11h e de 13h às 16h, e os da zona rural de 8h às 14h, com o intuito de vacinar a população entre 20 e 29 anos.

Na oportunidade, as gestantes, crianças de 6 meses a 1 ano, 11 meses e 29 dias (menores de 2 anos) e doentes crônicos (exceto idosos), que ainda não se vacinaram também poderão procurar o Posto de Saúde mais próximo a sua residência para receber a vacina.

Lembramos que é necessário levar seu documento para receber a dose da vacina.

Fique atento:

PARA A POPULAÇÃO DE 20 A 29 ANOS: Levar a Carteira de Identidade

CRIANÇAS: cartão de vacina;

GESTANTES: cartão de pré-natal e carteira de Identidade;

DOENTES CRÔNICOS: Carteira de Identidade e comprovação médica.

Secretaria da Saúde

Prefeitura de Acopiara

terça-feira, 13 de abril de 2010

Copa Acopiara inicia com sucesso

Iniciou em 03 de abril a Copa Acopiara de Futebol que será disputa até 06 de junho.

Com a participação de 22 equipes inscritas junto a Liga Acopiarense de Futebol, a Copa deste ano será disputada apenas na categoria Principal devido ao início do Mundial de 2010.

O campeonato envolve cerca de 444 atletas e premiará as equipes campeã e vice-campeã com troféu e dinheiro.

A copa Acopiara é uma realização da Liga Acopiarense e da Prefeitura de Acopiara, através do Secretário da Cultura, Esporte e juventude, Dr. Robson Almeida Diniz.

Os jogos estão sendo disputados tanto na sede como nos distritos aos sábados e domingos.

Na sede os jogos acontecem no estádio municipal a partir das 14 horas.

ACOPIARA GANHARÁ MAIS UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Com recursos de quase R$ 1 milhão e 200 mil reais, garantidos pelo Governo Federal, a Prefeitura de Acopiara deverá iniciar em breve a construção na nova Escola de Educação Infantil- Proinfância , no Bairro Nova Acopiara.

A creche faz parte do Projeto Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Pró-Infância), e está incluída no Plano Nacional de Educação do MEC.

Segundo o Secretário da Educação, Vicente Pereira de Araújo Júnior, a creche terá uma infra-estrutura moderna, com amplas salas de aula, parque infantil, espaço para apresentações artísticas e trará condições de acolher com qualidade centenas de crianças acopiarenses, deste modo melhorando cada vez mais o ensino infantil no município.

PÁSCOA É COMEMORADA JUNTO AOS PROJETOS SOCIAIS DO MUNICÍPIO

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Acopiara, festejou com o público atendido pelos projetos sociais do município (crianças, idosos e adolescentes) a Festa da Páscoa.

As comemorações divertiram o público alvo com apresentações culturais que levavam a mensagem de carinho, amor e compreensão entre todos e em seguida foram distribuídos brindes e doces.

De acordo com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Aldanila Holanda Oliveira, o papel do poder público é elaborar políticas públicas que atendam as necessidades da população que mais precisa.

"É prioridade do governo Antônio Almeida, a atenção e cuidado com as crianças, idosos e adolescentes, para que eles tenham sempre assegurados o respeito e a cidadania, disse a Secretaria Aldanila e por fim completou: "O importante é que todos entendam o verdadeiro significado da páscoa, e sintam-se amados e amparados”.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Funceme prevê chuvas até o dia 13 no Centro-Sul do Estado

A frente fria que deixou o Rio de Janeiro debaixo de fortes chuvas nos últimos três dias chegou ao Nordeste nesta quinta-feira (8). A previsão da Funceme é que o fenômeno afete o Centro-Sul do Ceará até a próxima terça-feira (13).

Choveu forte no interior do Ceará nas últimas horas. Pelo menos 90 municípios constam com registros de precipitações no último boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Só na cidade de Mauriti, na Região do Cariri, as chuvas foram de 163 milímetros.

Barro foi o segundo município que registrou as maiores precipitações na mesma região – foram 147,2 milímetros. Em seguida, vem Campos Sales e Potengi, com 145 e 140 milímetros respectivamente.

A previsão da Funceme para as próximas 24 horas é de nebulosidade variável em todo o estado no decorrer do período. Há previsão de chuva em todas as regiões e de chuva isolada na região centro-norte e na faixa litorânea. Na região centro-sul, as chuvas deverão ser de maior intensidade. A temperatura máxima estimada é de 32º e a mínima de 25º.

PREFEITO ANTÔNIO ALMEIDA ASSINA PROJETOS COM GOVERNO DO ESTADO


O Prefeito de Acopiara, Antônio Almeida Neto, participou na quarta-feira, 07 de abril da Instalação do Governo Em Minha Cidade na cidade de Orós, onde na ocasião assinou junto com o Governador Cid Gomes projetos para o município.

Os recursos serão destinados para a reforma de Estradas Vicinais, para o projeto Mandalla que beneficiará famílias e também para o projeto Primeiro Passo para realização de cursos de capacitação na linha jovem bolsista, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Concurso Público tem data adiada

A data de realização do Concurso Público de Acopiara que estava previsto para ser realizado no dia 11 de abril foi adiada para o dia 25 de abril do corrente ano.

Os candidatos ao cargo de Professor da Rede Municipal e que já efetuaram o pagamento da sua inscrição também tiveram prorrogado o prazo para optarem entre os cargos de professor PEB I ou Professor PEB II no período de 12 a 19 de abril.

Os candidatos ao cargo de professor PEB I ou PEB II que fizeram a mudança de cargos, terão seus cartões disponíveis na internet no site www.iepro.org.br a partir do dia 21 de abril e suas inscrições estarão automaticamente homologadas;

Os locais e horários de realização de provas permanecem inalterados;

Domingos aposta em reeleição em massa


O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Domingos Filho(PMDB), está muito confiante quanto às pretensões de reeleição sustentadas pela quase totalidade dos deputados estaduais. Segundo ele, nas eleições deste ano, não haverá uma renovação expressiva no parlamento estadual. ``Eu sinceramente compreendo que haverá uma renovação não tão expressiva como antes. Eu na creio em uma renovação superior a 20 (deputados)``, disse Domingos Filho, ontem, em entrevista ao programa Debates do Povo, na rádio O POVO/CBN. Ou seja, na previsão do presidente da Assembleia - instituição que ontem completou 175 anos de existência - pelo menos de 36 deputados (80% dos parlamentares) devem ser reeleitos. Dos 46 deputados estaduais, apenas dois já declararam publicamente que não pretendem disputar a reeleição: Artur Bruno (PT) e João Ananias (PCdoB). Estes pretendem disputar uma vaga para a Câmara dos Deputados, em Brasília.
Instado a comentar o fato de a Assembleia, praticamente, não ter oposição ao Governo do Estado & já que apenas dois dos 46 parlamentares se declaram de oposição & Domingos Filho disse que a pluralidade não se dá pela analise numérica, mas pela quantidade de partidos e matizes ideológicos que participam das discussões.
A prova de que o Legislativo é um espaço plural & apesar de quase todos os deputados defenderem um mesmo projeto de Governo - é, segundo Domingos Filho, a participação popular. ``Nunca antes da história da Assembleia Legislativa, a gente teve tanta participação da sociedade e de secretários do Governo nas discussões em diversas áreas da gestão``. O presidente também lembrou que, alguns deputados, como o petista Artur Bruno, apesar de pertenceram à base governista, adotam posições de contraponto em alguns momentos.
Batendo nesta tecla, um ouvinte identificado como Alexandre, do Bairro de Fátima, entrou em contato para afirmar que, apesar dos problemas de segurança pública que o Ceará enfrenta, quase nenhum deputado toca neste assunto, na avaliação do ouvinte, durante as discussões do Legislativo.
O presidente da Assembleia destacou que a chamada bancada da bala - grupo de parlamentares radialistas que apresenta programas policiais na televisão -, apesar de criticar o Governo em algumas situações, foi importantes para aprovar, por exemplo a criação de cargos para 5 mil policiais e a contratação de empréstimos internacionais direcionados ao programa Ronda do Quarteirão.
O presidente da Assembleia estimou ainda que um deputado estadual necessita de cerca de R$ 300 a 400 mil para sustentar uma campanha vitoriosa.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Novos Municípios: 7 estão excluidos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já devolveu à Assembleia Legislativa o resultado da análise do órgão sobre 35 pedidos de emancipação de distritos de municípios cearenses, referentes ao estudo de viabilidade. De acordo com o responsável por essa análise, Francisco José Moreira Lopes, chefe da unidade estadual do IBGE no Ceará, cabe ao Instituto verificar a quantidade populacional e de prédios residenciais, comerciais e públicos nos distritos que pretendem se emancipar, de acordo com a Lei estadual que trata de criação de novos municípios.

Ontem, a Mesa Diretora da Assembleia tratou da questão dos processos de emancipação. Depois da análise de cada um dos processos pelo IBGE, a Assembleia ainda buscará informações sobre os distritos que querem se emancipar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para saber sobre o eleitorado e na Secretaria da Fazenda estadual para saber sobre a viabilidade econômica de cada um deles.

Francisco Lopes esclarece que o IBGE é o ponto de partida do estudo de viabilidade, que vai detectar se o distrito tem condições ou não de se emancipar, conforme a Lei aprovada na Assembleia. Cabe ao Instituto verificar, como dita a Lei das emancipações, se o distrito possui população superior a oito mil habitantes e se o seu Centro urbano é constituído com número de prédios residenciais, comerciais e públicos superior a 400, como define a Lei.

Sem condições

Até agora, conforme Francisco Lopes, o IBGE já finalizou o estudo de viabilidade em 35 distritos e já os devolveu á Assembleia. Ele não soube informar até agora, quantos pedidos de emancipação já foram enviados ao Instituto para que fosse feito o estudo, mas deixa claro que o IBGE ainda está analisando outros distritos.

Até o último dia do mês de março, a Assembleia contava com 51 pedidos para emancipação. No início do mês passado, em entrevista ao Diário do Nordeste, o presidente da Assembleia, deputado Domingos Filho (PMDB), informou que o Legislativo havia enviado, para o estudo de viabilidade, todos os pedidos que tinham dado entrada na Casa até aquele momento, 44.

Dos 35 distritos já analisados, sete não atingiram o número de prédios suficientes ou a quantidade populacional. Foram eles: Sucesso, pertencente ao município de Tamboril; Monte Nebo, em Crateús; Matriz de São Gonçalo, distrito de Ipueiras; Deserto, em Itapipoca; Irajá, distrito de Hidrolândia; Lagoinha, pertencente a Quixeré e Campos Belo, distrito de Caridade. Já dos que receberam o sinal verde do IBGE estão Jurema, distrito de Caucaia; Pajuçara, pertencente a Maracanaú e Antônio Diogo, em Redenção, dentre outros.

Francisco Lopes explica que os pedidos de emancipação que já foram analisados pelo IBGE e passaram pela primeira etapa do estudo de viabilidade, seguem agora para outros órgãos para que sejam verificados outros requisitos exigidos na Lei, como a renda do distrito e o número de eleitores, o que cabe a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz) e ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), respectivamente.

Ele deixa claro que não é responsabilidade do Instituto encaminhar os pedidos de emancipação para os demais órgãos que darão continuidade ao estudo de viabilidade, isso, afirma, compete à Assembleia. Por isso, quando finalizada essa análise, o IBGE devolve ao Poder Legislativo os pedidos já verificados pelo órgão.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Seminário sobre Manejo da Caatinga é realizado com sucesso




A Secretaria do Meio Ambiente de Acopiara realizou na quarta-feira, 31 de março, o I Seminário Municipal de Manejo da Caatinga, no CETEC, que debateu entre outras questões, a problemática das queimadas no município.

Segundo o Secretário do Meio Ambiente, Luiz Lucas, a principal finalidade do Seminário foi apresentar alternativas aos produtores do campo para o manejo e preservação da vegetação nativa sem a derrubada das matas e o uso do fogo.

A abertura do evento aconteceu às 8 horas e teve a participação do vice-prefeito Tião Mandu e contou com presenças de diversos segmentos sociais, entre eles Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, representantes da Pastoral da Terra, proprietários de terra, agricultores, entre outros.

Participou também do evento o Diretor do Instituto Federal do Ceará, Campus de Iguatu , Dr. Ivan Holanda, que falou inicialmente sobre as práticas de preservação ambiental desenvolvidas pelo Instituto.

Na continuidade do evento, diversos palestrantes se revezaram, debatendo temas como “Políticas do Governo de Convivência com o Semiárido”, com o gerente local da Ematerce Rubens Lima, onde também participou o Gerente Regional, senhor Vigolino, também foi apresentada a temática “Outras Convivência com a Caatinga” apresentado pelos palestrantes José Ivan Praciano Melo – Técnico do CEPEMA, Antonio Braga - CEPEMA e Danilo Galvão Filho – Presidente da Fundação do CEPEMA - Fundação Cultura Educacional Popular em Defesa do Meio Ambiente, de Quixadá.

A programação tem continuidade debatendo sobre o “PRONAF FLORESTA” com Wanderley Vitoriano e Germano Gurgel, representantes do Banco do Brasil, onde fizeram esclarecimentos sobre todas as condições para a obtenção deste recurso ( PRONAF FLORESTA) via Banco.

Os representantes da Pastoral da Terra em Acopiara, Cláudio Sampaio e o senhor Judion, levaram ao plenário as experiências obtidas com o cultivo planejado e racional da vegetação nativa consorciado com lavouras de subsistência e também dos resultados obtidos com Mandallas no município.

Outros esclarecimentos sobre os efeitos no clima e no solo causado pela ação do homem foram feitos pelo Biólogo Írio Coelho, da Secretaria do Meio Ambiente de Acopiara.

Os trabalhos foram encerrados com a apresentação “Manejo da Caatinga” com o empresário e produtor acopiarense Estácio Arrais, que mostrou as diversas possibilidades de obtenção de lucro trabalhando o cultivo de forma racional.

Segundo o Secretário Luiz Lucas, o seminário alcançou todos os objetivos pensados pelo município que foi trazer maiores esclarecimentos das novas práticas de cultivo sem uso de queimadas e degradação das florestas nativas e finalizou dizendo que outros momentos de discussão de preservação do Bioma Caatinga serão trabalhados pelo município durante o ano.

Acopiara realiza I Conferência de Saúde Mental

A Secretaria da Saúde de Acopiara, realizou nesta segunda, 05 de abril, a I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL com o tema: “saúde mental direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios.”

O evento foi coordenado pela diretora do Centro de Assistência Psicossocial de Acopiara– CAPS, Dra. Samantha Almeida.

A abertura aconteceu com fala inicial da Secretaria da Saúde, Dra Tereza Cristina, que lembrou da importância desta discussão para o município já que a atual administração valorizou a questão da saúde mental e obteve um gigantesco sucesso com o tratamento humanizado e recuperação de diversos pacientes pelo CAPS, que foram reintegrados as suas famílias e a sociedade como um todo.

Em seguida os trabalhos foram iniciados com palestra e debate sobre a temática da Conferência. Após o debate, foi a realizada a divisão de grupos que além de discutirem as questões apresentadas sob a ótica da Saúde Mental no Município, fizeram propostas a serem levadas para a Conferência Macrorregional que se realizará no Cariri.

Participaram do evento diversos profissionais de saúde do município e convidados de representações civis.

A Conferência foi encerrada com eleição de representantes do município que participarão da Conferência no Cariri ainda neste mês de abril.