terça-feira, 6 de abril de 2010

Seminário sobre Manejo da Caatinga é realizado com sucesso




A Secretaria do Meio Ambiente de Acopiara realizou na quarta-feira, 31 de março, o I Seminário Municipal de Manejo da Caatinga, no CETEC, que debateu entre outras questões, a problemática das queimadas no município.

Segundo o Secretário do Meio Ambiente, Luiz Lucas, a principal finalidade do Seminário foi apresentar alternativas aos produtores do campo para o manejo e preservação da vegetação nativa sem a derrubada das matas e o uso do fogo.

A abertura do evento aconteceu às 8 horas e teve a participação do vice-prefeito Tião Mandu e contou com presenças de diversos segmentos sociais, entre eles Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, representantes da Pastoral da Terra, proprietários de terra, agricultores, entre outros.

Participou também do evento o Diretor do Instituto Federal do Ceará, Campus de Iguatu , Dr. Ivan Holanda, que falou inicialmente sobre as práticas de preservação ambiental desenvolvidas pelo Instituto.

Na continuidade do evento, diversos palestrantes se revezaram, debatendo temas como “Políticas do Governo de Convivência com o Semiárido”, com o gerente local da Ematerce Rubens Lima, onde também participou o Gerente Regional, senhor Vigolino, também foi apresentada a temática “Outras Convivência com a Caatinga” apresentado pelos palestrantes José Ivan Praciano Melo – Técnico do CEPEMA, Antonio Braga - CEPEMA e Danilo Galvão Filho – Presidente da Fundação do CEPEMA - Fundação Cultura Educacional Popular em Defesa do Meio Ambiente, de Quixadá.

A programação tem continuidade debatendo sobre o “PRONAF FLORESTA” com Wanderley Vitoriano e Germano Gurgel, representantes do Banco do Brasil, onde fizeram esclarecimentos sobre todas as condições para a obtenção deste recurso ( PRONAF FLORESTA) via Banco.

Os representantes da Pastoral da Terra em Acopiara, Cláudio Sampaio e o senhor Judion, levaram ao plenário as experiências obtidas com o cultivo planejado e racional da vegetação nativa consorciado com lavouras de subsistência e também dos resultados obtidos com Mandallas no município.

Outros esclarecimentos sobre os efeitos no clima e no solo causado pela ação do homem foram feitos pelo Biólogo Írio Coelho, da Secretaria do Meio Ambiente de Acopiara.

Os trabalhos foram encerrados com a apresentação “Manejo da Caatinga” com o empresário e produtor acopiarense Estácio Arrais, que mostrou as diversas possibilidades de obtenção de lucro trabalhando o cultivo de forma racional.

Segundo o Secretário Luiz Lucas, o seminário alcançou todos os objetivos pensados pelo município que foi trazer maiores esclarecimentos das novas práticas de cultivo sem uso de queimadas e degradação das florestas nativas e finalizou dizendo que outros momentos de discussão de preservação do Bioma Caatinga serão trabalhados pelo município durante o ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário