quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Emancipação: Trussu e Santa Felícia, a quem interessa?

Há vinte anos passados, já ouvíamos falar que os distritos de Santa Felícia e Trussu em Acopiara, passariam a ser municípios. Alguns políticos no âmbito do estado do Ceará e na época de campanha chegaram a encampar esta idéia da emancipação municipal dos dois distritos. No entanto, apesar dos falatórios nunca sequer ficamos perto da tão sonhada emancipação política.
O assunto é ventilado, discutido, e atinge alto grau de ibope, os políticos assumem responsabilidade de levar adiante a idéia, principalmente no período que antecede as campanhas eleitorais, depois com o passar do tempo, extinguem-se os falatórios, emudecem a boca daqueles políticos que deram um pouco de si nesta luta libertária, os interesses esmaecem e os distritos continuam a ser distritos deste município gigante que é Acopiara, o qual continua um grande município com desenvolvimento lento pela sua própria contingência geográfica. De certo tempo para cá, aproximadamente seis meses, muito se propala a respeito desse assunto, reuniões são feitas no Trussu e no Umari. Creio que inócuas, até mesmo sem fundamento. Na realidade se deveria fazer uma grande mobilização de suas respectivas lideranças. Todas as lideranças de cada distrito. Porque é através desta participação de lideranças que o povo vai tomar conhecimento e opinar sobre a importância da união da todos com a finalidade de tornar emancipado o seu distrito. Este fato facilitaria sobre maneira o progresso e o desenvolvimento da sua terra e de sua gente, que são ou deveriam ser os principais interessados na sua emancipação política.
Com certeza e é tanto que está explicito na lei ser uma das exigências para emancipação que se faça um plebiscito entre o povo do distrito interessado, para que se possa definir a favor ou não do desmembramento. Muito ainda falta falar e explicar sobre este fato, contudo vou usar de parcimônia, muito em breve voltarei a falar sobre esse assunto tão polemico e contraditório. Mesmo porque sou um grande interessado no distrito de Santa Felícia, pelo fato de ser de lá, e lá tenho propriedades. Foi no distrito de Santa Felícia que meu pai viveu e trabalhou durante toda sua vida, tornando-se uma figura de destaque nesta região.
Robson diniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário