Inicialmente o projeto foi implantado em todas as Secretarias Municipais, Sede do Gabinete do Prefeito e na escola Padre João Antonio, sede do município, onde foram colocados coletores para a captação de quatro itens: plásticos, vidros, metais e papéis, cada uma com sua cor específica.
Todo material recolhido é doado para catadores de lixo, com exceção do papel, já que este item é destinado para o Programa Ecoelce que também visa melhorar os cuidados com o meio ambiente no Estado do Ceará.
A implementação do programa de coleta seletiva e de educação ambiental iniciou no mês de julho após apresentação de palestras, distribuição dos kits coletores nos locais específicos e também após a escolha dos coordenadores para cada ponto de coleta. A coleta é realizada todas às quintas feiras desde 28 de julho.
Segundo técnicos da SEMA, dentro de alguns meses o projeto será expandido para outros setores e também para toda comunidade acopiarense.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Lucas ressaltou que pra começo é preciso a conscientização da população. "Este objetivo da coleta seletiva só vai realmente ser efetivado quando toda população estiver consciente da sua responsabilidade e estiver disposta a contribuir com a preservação do meio. É um longo caminho, sabemos, mas juntos atingiremos o nosso objetivo, através do exercício da cidadania e da responsabilidade social”, finalizou o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário