quinta-feira, 10 de junho de 2010

PSDB convoca reunião extra

Foi uma reação de surpresa que tomou conta dos parlamentares quando informados sobre a convocação

Os deputados do PSDB, ontem, ficaram surpresos com a convocação para uma reunião hoje à tarde, com o senador Tasso Jereissati, em caráter extraordinário, para tratarem sobre a posição do partido nas eleições estaduais deste ano, diziam eles para os colegas mais próximos do governador Cid Gomes.

Alguns, logo após serem informados da reunião pelo líder da bancada, deputado João Jaime, já antecipavam que o PSDB, insatisfeito com o quadro atual, poderia, no encontro de hoje, anunciar um rompimento com o governador e partir para um candidato próprio.

Na segunda-feira da semana passada, por ocasião de um encontro também com o senador Tasso, os tucanos reafirmaram a decisão de votar em Cid Gomes e aguardar a manifestação do governador sobre a coligação, marcando em seguida a convenção do partido para o dia 19 próximo.

No fim de semana, alguns deputados anunciaram um entendimento entre o governador e o senador Tasso, tão logo Cid Gomes voltou de viagem aos Estados Unidos. Houve confirmação e desmentidos, mas logo em seguida veio o anúncio do adiamento da convenção tucana para o próximo dia 26.

Especulação

Sem que soubessem de fato o que estava acontecendo, a notícia da convocação da reunião extraordinária para esta tarde, aumentou a especulação entre eles e os outros aliados do Governo Cid Gomes.

Antes da convocação, alguns tucanos comemoravam o desfecho da visita do presidente Lula a Fortaleza, sem ter tratado da questão da aliança do PT com o PSB e a possível candidatura do deputado federal José Pimentel ao Senado Federal, o principal motivo para a impossibilidade de uma aliança do PSDB com os demais partidos que já estão no bloco de apoio à candidatura de Cid Gomes à reeleição.

A assessoria política do Governo, tão logo os deputados tucanos foram convocados para o encontro deste tarde, foi procurada por deputados do PSDB e do próprio PSB, informando sobre a nova situação e tentando compreender o que estava acontecendo, embora os governistas insistam em afirmar que o governador só definirá o quadro com os demais partidos que dão apoio à sua administração a partir da próxima semana, quando estarão concluídos os encontros do PSB, no Interior, e aqui estará também, o deputado federal Ciro Gomes, recentemente chegado do exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário